terça-feira, 4 de julho de 2017

CPTM lança chat para passageiros e entrega novo trem

Serviço vai funcionar de forma experimental com a ampliação gradativa do atendimento

Foto: Alexandre Carvalho/A2
A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos anunciou nesta terça-feira, 4 de julho de 2017, que lançou um chat para receber sugestões, reclamações e responder dúvidas dos passageiros em tempo real.

Assim, o serviço tem atendimento online e pode ser acessado pelo site da empresa sendo a plataforma amigável para celulares, tablets ou computadores convencionais com acesso à internet.

No endereço http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx há um ícone em vermelho no canto inferior para acessar o chat.

Inicialmente, o chat vai funcionar das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, com ampliação gradativa do atendimento a partir da segunda quinzena desse mês.

Os passageiros continuam tendo à disposição os outros canais, como as redes sociais (Twitter e Facebook), o telefone 0800-055-121 (24 horas), o Disk Denúncia pelo celular 97150-4949, além do formulário eletrônico disponível no site.

NOVO TREM NA LINHA 11 CORAL:

Também nesta terça-feira 4 de julho, foi entregue mais um trem novo para o serviço Expresso Leste, da linha 11-Coral (Luz – Guaianazes). É a 14ª nova composição das 65 adquiridas pela CPTM.

A entrega do 14º trem hoje revela mais uma vez o atraso nesta encomenda. Em 2013, a CPTM abriu uma licitação para que as 65 unidades já estivessem em plena operação em 2016. Até agora, somente 14, com o trem desta terça-feira.

Venceram esta disputa a CAF e Hyundai-Rotem, e o processo tem rendido diversas polêmicas e informações desencontradas.

Pela encomenda, 35 novos trens deveriam ser entregues pela espanhola CAF e 30 pela sul-coreana Hyundai Rotem, mas até agora só 20 foram entregues para testes.

Relatório do Ministério Público do Estado de São Paulo coloca em dúvida a confiabilidade dos trens, o que é contestado pela CPTM. Relembre: https://goo.gl/Uu9Sxf

A Hyundai Rotem pediu mais prazo para a entrega do lote. Leia mais: https://goo.gl/4P8FTq

Segundo a CPTM, é o terceiro trem novo incorporado à frota do Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje transporta cerca de 500 mil usuários por dia. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) já recebeu 11 unidades, iniciando o processo de padronização da frota desta linha.  Os demais trens serão distribuídos de acordo com a necessidade operacional.

As composições não têm divisórias entre os carros (vagões), possuem ar-condicionado e monitores.

A CPTM ainda explica que nesta unidade apresentada nesta terça, haverá exibições de gravuras artísticas.

“Os monitores instalados no interior deste trem exibirão gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX.  São 30 imagens produzidas entre 1816 e 1831, com cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época. As gravuras integram a exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”, que está em cartaz na Estação da Luz e celebra o jubileu de prata da Companhia. Resultado de uma parceria com o Acervo dos Palácios do Governo e com apoio da Imprensa Oficial e do Metrô, a mostra reúne cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das maiores de Debret existentes no Brasil. A curadoria é de Ana Cristina Carvalho, diretora-curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.”

As informações são do Diário do Transporte

0 comentários:

Postar um comentário