Na década de 70, a FEPASA fez a compra de 50 unidades de 6 carros da série 5000, pelo motivo da demanda de passageiro estar aumentando, trens de aço inoxidável, e para melhorar o serviço naquela época.
O contrato foi feito pela Francorail (França) e Cobrasma (Brasil), na época Fepasa eram a série UI 9000, antiga forma de numeração.
Em Outubro de 1978 chegaram direto da França as primeiras 20 unidades de 6 carros, vieram prontos para operação, e as outras 30 unidades foram fabricadas no Brasil, na Cobrasma em Sumaré.
A entrega das 20 primeiras unidades foi feita no aniversario de SP, e em 1980 todas as composições estavam prestando serviços entre Júlio Prestes a Itapevi, e o serviço era muito bem avaliado, porém.. com o passar dos anos, unidades foram se perdendo devido a acidentes, logo em 1980 teve o primeiro acidente envolvendo a 9000, um trem avançou o sinal e terminou que colidindo com o outro, veja na foto a seguir:
Vários dos acidentes envolvendo esta composição, a maioria foi em PNs (Passagem de nível), um outro problema dessa frota era a ventilação, a Fepasa iria colocar ar condicionado na frota que inclusive algumas composições vieram com janelas lacradas, porém, não foi passado para a frente, e ficou sem ar condicionado esta série, depois de um tempo, algumas composições foram com 6 carros para a linha 9, atender o ramal de Jurubatuba.
Com o tempo a Fepasa trocou de UI 9000 para a UI 5000, e assim começou uma nova 'linha', que ligava da estação da Luz até Carapicuiba, isso aconteceu para se aproximar mais as duas estatais, RFFSA e Fepasa.
E em 1992, com a chegada da CPTM, incorporando as linhas da CBTU em São Paulo (atuais linhas 7, 10, 11 e 12). Em 1994, a CPTM assume o controle operacional da Fepasa, ou seja, passa a operar os trens das séries 4800 e 5000. em 1996, acaba a história da Fepasa, com a CPTM assumindo o total controle das, agora, linhas 8 e 9. Poucas unidades da série 5000 foram revisadas e ganharam o padrão azul da CPTM, algumas circulavam com a pintura da Fepasa, isso aconteceu devido a falta de peças que esta composição tinha, por ser um trem Francês, para achar peças para repor é mais difícil, e para isso acontecia de baixar unidades, para repor peças daquela unidade baixada, em outras operantes.
Na foto uma série 5000 revisada, que ganhou o padrão azul da CPTM.
Em 2010, a CPTM anunciou a compra de 36 novos trens, para substituição dos trens da série 5000, a série 8000 atualmente circula perfeitamente na Linha 8, raramente tem falhas, e os intervalos são regulares. Os trens da série 5000 foram remanejados para a extensão da L8, eles ganharam a nova pintura da CPTM, a vermelha, e circulam entre Itapevi a Amador Bueno com 4 carros.
Atualmente não é mais série 5000, é 5400, na foto temos um 5400 em Itapevi sem serviço, que opera na extensão da L8, com 4 carros.
Construído por: CCTU (Consórcio Construtor de Trens Unidade, Francorail, Brown Boveri, Joerlikon, Cobrasma, entre
outras).
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