Os trens da série 4400 foram adquiridos pela RFFSA, para ser utilizado em São Paulo e no Rio De Janeiro, não se sabe ao certo quantas unidades foram compradas, isso na década de 60.
Entre os anos de 1964 a 1965 foram recebidos cerca de 60 unidades, trem de aço carbono, carros feitos pela Fabrica Nacional de Vagões (FNV), fabricação junto da Cobrasma, e o motor da GE (General Electric), é um trem caracterizado por balançar bastante quando esta em alta velocidade.
Após muito tempo de uso, já em estado precário, a então CBTU enviou os primeiros trens série 400 para reforma, As alterações mais visíveis foi a substituição dos faróis, que antes ficavam no alto, passando para a parte baixa da máscara e substituição de equipamentos. Apelidado de "Chanceller".
Na década de 90, com a chegada da CPTM, , os trens ganharam as cores da nova empresa, com as cores azul, vermelho e branco, e ganhou o apelido de "Hollywood", e também ganhou novos freios.
Série 4400 no primeiro padrão de pintura da CPTM, na época circulava com 9 carros na zona leste.
No ano de 2005, começou a reforma nessas composições, na CPTM, e acabou-se de uma vez com a história de viajar com portas abertas. Nessa
reforma, mais uma modificação de identificação visual, o padrão
metropolitano, nas cores cinza, azul e vermelho.
Na foto, o padrão de cor que os trens da série 4400 ganharam após a reforma em 2005, o padrão azul.
Já entre 2009 e 2010, a CPTM adotou outra identificação visual, desta vez a cor vermelha, e 3 trens da série 4400 ganharam esta nova pintura, sendo as unidades 4401-4423, 4405-4407 e 4408-4425 (unidade imobilizada).
Unidade 4405-4407, que ganhou a nova pintura da CPTM, a vermelha e cinza, atualmente duas unidades tem a cor vermelha.
Atualmente, tem 13 unidades de 6 carros da série 4400 operando na CPTM, elas intercalam entre a extensão da L11 Coral (Guaianases - Estudantes) e a L12 Safira (Brás - Calmon Viana)
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