Trens da série 8000 batidos (créditos ao autor)
O acidente ocorreu no sentido Júlio Prestes. Informações iniciais dizem que o maquinista do segundo trem passou mal e colidiu na composição que estava parada. As vítimas tiveram ferimentos leves.
A circulação foi interrompida no trecho e os trens circularam com velocidade reduzida em toda a linha, em ambos os sentidos. De acordo com a CPTM, por volta das 9h, a circulação já havia sido normalizada.
Caso será apurado
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Colodaldo Pelissioni, defendeu o sistema de segurança de trens da CPTM e disse em entrevista exclusiva à Jovem Pan que esse "é um caso inédito no sistema". Ele explica que "quando há um trem parado na estação e o outro próximo, é emitido um sinal de alerta, o outro é reduzido à velocidade de 20 km/h".
O maquinista teria, então, a distância de 40 metros para frear o trem em segurança. O secretário não confirmou que a maquinista sofreu um mal súbito e disse que o caso será apurado para saber "se houve algum problema de saúde ou foi uma imperícia" da condutora.
Pelissioni avalia que, se ela tivesse desmaiado, o peso de seu corpo seria retirado de mecanismo que fica no pé do maquinista e o sistema de segurança seria acionado automaticamente. Pelas imagens preliminares, o secretário acredita que "ela (maquinista) estava no controle quando (o trem em movimento) chega próximo do trem (parado) e aciona a alavanca manual de freio", mas tarde demais, não sendo possível evitar a batida.
O secretário diz ainda que "os trens da Linha-8 são os mais novos da CPTM", adquiridos entre 2010 e 2012. Ele conta que há 1.500 maquinistas habilitados para o trabalho e todos passam por um simulador que projeta todo tipo de ocorrência, além de exames. A maquinista do caso desta quinta passou por "exame médico em janeiro e exame psicológico em dezembro", segundo Pelissioni.
Será aberto um processo de sindicância para apurar o caso e o secretário espera encontrar respostas em até 10 dias.
As informações são do G1 e da Jovem Pan
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