Linha 9-Esmeralda receberá R$ 500 milhões. Avançar vai liberar recursos para os corredores em Guarulhos, Rio Grande da Serra, Capão Redondo-Vila Sônia e Leste-Itaquera.
Linha 9-Esmeralda da CPTM | Foto: Renato Lobo |
Em reunião ontem em Brasília entre ministros e técnicos da área de infraestrutura, foram finalizados os detalhes do Programa Avançar, uma espécie de sucessor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Diferentemente do programa lançado na gestão petista, o Avançar não terá obras novas, e vai se concentrar somente em concluir empreendimentos selecionados, ou ao menos uma etapa dos projetos.
O motivo é o atual cenário de restrições orçamentárias.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico de hoje (29), Moreira Franco, Secretário-Geral da Presidência que está na coordenação dos preparativos do Plano, afirmou que o programa vai definir um esboço de retomada que o governo faz de obras paralisadas “para encerrar definitivamente a cultura de desperdício, fruto de demagogia, sem que isso signifique ameaça ao esforço fiscal em andamento”.
Os projetos somam R$ 56,6 bilhões, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), que serão liberados até dezembro de 2018.
Para fechar de vez o pacote do Avançar falta apenas o aval do presidente Michel Temer.
O estado de São Paulo aparece com o maior volume de recursos previstos: R$ 5,01 bilhões. Na sequência vêm os estados da Bahia, com R$ 3,26 bilhões, e Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, cada qual com R$ 2,07 bilhões.
INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA SÄO PAULO:
Para o estado de São Paulo foram selecionados 613 projetos. Destes, 249 são na área de educação (creches, pré-escolas, quadras poliesportivas).
Para as obras de infraestrutura de transportes, estão previstos:
– Extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM (R$ 500 milhões)
– Conjunto de corredores de ônibus (R$ 238,7 milhões): em Guarulhos, em Rio Grande da Serra, Capão Redondo-Vila Sônia e Leste-Itaquera.
– Trecho norte do Rodoanel – R$ 425,7 milhões até dezembro de 2018)
– Dragagem de manutenção do Porto de Santos (R$ 394,3 milhões)
O programa Avançar será lançado num momento em que o governo se vê às voltas com uma forte contração de investimentos por conta das dificuldades fiscais.
De janeiro a abril deste ano, conforme informa a matéria do Valor, os investimentos tiveram queda de 60,3% ante igual período do ano passado, somando apenas R$ 8,2 bilhões.
OUTRAS FONTES:
Além de recursos exclusivos do orçamento da União, o Avançar poderá contar com recursos de outras pastas, como o caso do Avançar Cidades (verbas do FGTS), ou o Avançar Energia (investimentos de estatais como a Petrobras e a Eletrobras).
Fonte: Diário do Transporte
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