Atualmente toda a frota 5500 e 5550 esta sem circular, inclusive em sua maioria, o 5500 já foram cortados.
Em 1977, a Fepasa licitou a compra de 50 trens, para utilização no seu, ramal de Jurubatuba, Linha 9-Esmeralda atualmente. Os trens foram encomendados à empresa portuguesa Sorefame, em consórcio com a Mafersa e a ACEC. Em 1978, a então frota 9500 entrava em circulação.,
Seu uso foi, digamos, um pouco restrito, pois tratava-se de um trem que
consumia um alto índice de energia elétrica, com um potencial
relativamente baixo. Como sempre, a necessidade de trens era uma
constante em São Paulo. Com isso, a então RFFSA solicitou à Fepasa que
cedesse alguns trens para compor a frota da zona leste, que vivia um
tremendo caos com a falta de trens. Nisso, lá pelo comecinho da década
de 1980, os Eletrocarros seriam transferidos para as linhas de subúrbio
da zona leste paulista.
Foi na Zona Leste que o Eletrocarro fez maior fama. As unidades
que sobraram nas linhas da Fepasa foram enviadas também para a
RFFSA, compondo uma frota única. Problemáticos, os 5500
sempre avariavam pelo caminho. Durante os anos 80 e 90, a
frota quase toda se perdeu, devido à inúmeras avarias e problemas quase
impossíveis de se corrigir.
Em 2010 devido a constantes avarias da série 5000, algumas unidades da série 5500 foram enviadas com 12 carros para a L8 Diamante, eram mais lentos que os trens da série 5000, pouco tempo depois foram devolvidos para a L12 Safira, e meses depois, baixados.
Em 2007, a CPTM recuperou alguns carros que estavam no pátio de
Engenheiro Manoel Feio, enviando para a modernização. A reforma ficou as empresas Bombardier e Tejofran. A recuperação consistiu em
total reavaliação da caixa, aplicação de nova máscara, modernização do
interior e substituição dos equipamentos de tração e frenagem. Nisso, em
2008, retornaram, com uma cara completamente diferente
do que eram.
Série 5550, antigo 5500, após ser modernizado, com máscara nova e interior reformado, a última unidade circulava até o ano passado, 2016.
A série 5550 também era muito problemática igual a 5500, mesmo após a modernização, isso não se resolveu, e com isso, de 4 unidades modernizadas, foram se perdendo uma a uma em pouco em pouco, até que em 2016 a última unidade que pouco circulava, foi baixada.
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