Na década de 90, a CPTM queria aumentar a sua frota, comprou a série 2000 e a série 2100, e depois compraram a série 3000, que de inicio, iria atender ao trecho Brás-Barra Funda, época em que estavam traçados os projetos de reforma da estação Luz com o acesso subterrâneo para o Metrô, e da modernização da estação Brás com cobertura completa e escadas rolantes.
A CPTM licitou 10 trens de quatro carros, circulou por um curto tempo entre Brás e Barra Funda, e foram realocadas para a Linha 9, ao lado dos trens da série 2100 que já circulavam por lá, até 2010 os trens da série 3000 circulava com 4 carros e os da série 2100 com 3, na linha 9.
Em 2012 para 2013, com a chegada de novos trens da série 7000 e 7500 para a Linha 9, os série 3000 foram realocados para a Linha 7 Rubi, onde estão circulando até hoje, geralmente circula 1 ou 2 trens da série 3000 na Linha 7.
Série 3000 na Linha 7, na estação Palmeiras Barra Funda.
No fim de Outubro de 2016, começou o expresso na Linha 10 Turquesa, no trecho Tamanduatei a Santo André, obedecendo parada somente na estação Tamanduatei, São Caetano e Santo André, circula 1 trem da série neste trecho, e este expresso funciona somente no horário de maior movimento, o horário de pico.
Série 3000 no expresso da L10, na estação Tamanduatei aguardando liberação de partida.
Uma das principais características dos trens da série 3000 é o seu som de partida, que lembra um violino, por isso alguns o apelidam do trem musical.
Confiram um video de partida da série 3000.
Ficha técnica:
Ano de fabricação: 1999/2000
Total construídos:
5 (8 carros)
Total em operação: 3
Capacidade:
1888 passageiros (8 carros)
Linha operante: 7 Rubi e 10 Turquesa
Velocidade máxima: 120kmh
Potência: 2992kw
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