Bom dia/tarde/noite leitores do blog, hoje dando continuidade a
história dos trens, já contamos da série 1100, 1400, 1600, 1700 e 2000,
agora vamos contar sobre a série 2070, ou 2000 fase 2.
Quando
a CPTM tinha comprado os série 2000, tinha uma cláusula no contrato que
já mostrava um aditivo para mais trens da mesma ou outra série, sendo
12 unidades de 4 carros, eles foram encomendados e chegaram na CPTM em
2008, de primeira começou a operação na Linha 9 esmeralda, dando uma
ajuda a série 2100 e 3000 que na época alguns 2100 circulava na L9.
Os novos trens da série 2070 apresentaram diversos
problemas nos princípios da operação.
Em 2009,a primeira unidade
do 2070 (2071-2072) que tinha menos de 1 ano de uso, ganhou uma reforma,
e ganhou o padrão vermelho da CPTM, essa foi a primeira frota da CPTM a
receber o novo padrão.
Unidade 2070 no padrão vermelho, todas estão recebendo esse novo padrão.
Com
a chegada de mais trens para a linha 9 (séries 7000 e 7500),
algumas unidades das séries 2070 foram emprestadas para a Linha
8-Diamante, que estava com uma necessidade enorme de trens, devido às
falhas nos trens da série 5000. Não duraram muito na Linha 8,
retornando para fazer o serviço na Linha 9. Atualmente, os 6 trens
dessa série (considerando que estão
circulando em unidades de oito carros, ou seja, dois trens de quatro
carros), estão em operação, mas uma ou duas unidades estão fora de
serviço, atualmente estão operando na Linha 12 Safira, que liga Brás a
Calmon Viana.
Ficha técnica:
Fabricante: Alstom/Bombardier/CAF
Ano de inicio de operação: 2008
Total construidos: 6 de 8 carros
Em operação: 5 de 8 carros
Capacidade: 962 passageiros
Linha de operação: 12 safira
Comprimento Total:
168,4 metros
Comprimento do veículo:
21,5 metros (carro motor) / 20.6 metros (carro reboque)
Portas:
8 por carro (4 de cada lado)
Velocidade máxima: 120km/h
Peso:
355,6 toneladas
Potência
2 685 kw
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