Bom dia/tarde/noite leitores do blog, hoje dando continuidade a história dos trens a CPTM, contaremos a história do CAF Série 2000.
A CPTM começou a investir na sua reconstrução à partir de 1997, uma
vez que em 1996 havia assumido o controle das linhas da Fepasa
(atualmente, linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda). Eis que o projeto de
construir uma linha expressa, que partisse do centro de São Paulo e que
atendesse ao menos metade do trecho (para complementar o serviço
oferecido pelo Metrô de São Paulo). A CBTU (Companhia Brasileira de
Trens Urbanos), responsável pelas linhas paulistanas até 1992, preparou
os primeiros documentos para a compra de 30 trens de quatro carros, com
ar-condicionado, para atender o novo serviço expresso. A documentação
necessária estava pronta, mas a Companhia não disponibilizava de verba
suficiente para a aquisição. O tempo passou, a CPTM em poucos anos levou
a licitação à frente e a CAF venceu a concorrência, para fornecer a
encomenda.
Em meados de 1999, chegavam ao Brasil os primeiros trens, que iriam
atender o novo serviço, denominado 'Expresso Leste'. A linha sairia da
estação Brás, passaria pelo Tatuapé, atenderia parada nas novas estações
Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes.
Um fato curioso que poucos sabem, O Expresso Leste era para ser um complemento da linha 3-Vermelha do
Metrô. Toda a obra foi realizada pela companhia, que chegou até mesmo a
licitar trens para circularem entre Corinthians-Itaquera e Guaianazes, a frota F que atualmente esta na Linha 5 Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro), e Linha 5 Lilás que era pra ser da CPTM, foi repassada para o metrô, que seria a linha G.
Em 27 de maio de 2000, entrava em operação o Expresso Leste. O novo
serviço foi muito exaltado pelos usuários e pela CPTM, que dava as
primeiras mostras da sua reforma e modernização. Em viagens que duravam
menos de meia hora, ligando Roosevelt (Brás) até Guaianazes, os novos
trens deslizavam sobre trilhos mais seguros, oferecendo um conforto
ímpar na época.
Os trens da série 2000 chegaram ao Brasil nesse padrão de cor, azul, e atualmente só tem essa unidade da foto circulando com o padrão azul (unidade 2057-2058) que brevemente vai para a revisão geral, ganhando assim, o novo padrão, o padrão vermelho.
série 2000 já no novo padrão, o vermelho, após a revisão geral.
No final de 2009, começava a revisão geral dos trens do Expresso Leste, pois já haviam alcançado a quilometragem necessária.
Os séries 2000 que sempre circularam na Linha 11 Coral, agora estão sendo repassados para a Linha 12 Safira, e os trens da série 7000 da L12 estão indo para a L11, é como uma troca da frota, de uma linha repassa para a outra, no horário de pico se ve poucos 2000 pela L11, e vários 7000, já na Linha 12 se ve vários 2000 e poucos 7000.
A únidade 2029-2030 no momento esta na revisão geral e brevemente sairá 'zerado', e depois vai a 2011-2012 que esta sem rodar aguardando ir para a RG, e por fim a 2057-2058 e assim, dando fim a cor azul nos séries 2000, atualmente todas as 15 unidades da série 2000 estão aptas para operar, nenhuma imobilizada.
Semana que vem contaremos a história do série 2070, ou 2000 fase 2.
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