Termo, publicado hoje no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans.
São Paulo já sinaliza a investidores de forma mais concreta que pretende “privatizar” o Bilhete Único. Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura e o governo do Estado oficializaram uma parceria para elaborar o projeto de concessão do sistema de bilhetagem eletrônica das redes estadual e municipal de transportes.
O termo, publicado no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans.
A concessão deve ser assinada no início de 2018, disse o secretário municipal de desestatizações de São Paulo, Wilson Poit, a EXAME.com. “Pretendemos iniciar no último trimestre deste ano o PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para saber o que o mercado acha.”
Poit, que esteve em Nova York junto ao prefeito de São Paulo, João Doria, na semana passada, afirmou que há empresas da Europa e do Japão que já demonstram interesse. “São Paulo tem um potencial enorme para essas empresas. São 15 milhões de bilhetes únicos”. A bilhetagem nesse modelo, frisa o secretário, existe em cidades como Hong Kong e Paris, e já está sendo implantada em Bogotá.
A ideia é que o grupo de trabalho comece fazendo uma pesquisa justamente sobre experiências semelhantes em outras cidades do Brasil e do mundo, e verifique a viabilidade econômica e financeira do projeto. Além disso, Poit espera que estado e município alinhem suas expectativas sobre o modelo jurídico a ser seguido. Segundo a Prefeitura, a concessão “não mudará a forma de utilização dos bilhetes pelos usuários de trens, metrô e dos ônibus”. Os subsídios direcionados a algumas categorias, como estudantes e idosos, também continuam.
“É uma forma de sinalizar ao mercado que vamos trabalhar juntos”, esclarece a subsecretária de Parcerias e Inovação do governo do estado, Karla Bertocco. Segundo ela, o convênio serve também para estabelecer deveres e responsabilidades. “Nenhuma empresa privada vai fazer parceria só com o estado ou só com a Prefeitura”, diz ela. “O sistema de bilhetagem é conjunto”.
Hoje, a gestão do sistema do Bilhete Único em São Paulo custa cerca de R$ 250 milhões ao ano para os cofres da Prefeitura. “Esse valor pode ser economizado sem impactos na arrecadação”, explica Poit.
O secretário diz que a empresa responsável pela gestão do sistema de bilhetagem pagaria ao governo um valor pela outorga – que significa a transferência de um serviço da pessoa política para a administrativa – além de pagamentos mensais, “que podem ser uma porcentagem do valor agregado ao serviço”.
Os bilhetes atualmente servem só para pagar passagens, mas poderiam servir para dezenas de outras coisas na visão de Poit. “Uma empresa financeira, por exemplo, poderia adicionar as funções de um cartão de débito no Bilhete Único ou para pagar refeições”. O secretário vislumbra até a conversão dos cartões em aplicativos de smartphones.
As informações são da Exame.com
quarta-feira, 24 de maio de 2017
Home »
» Plano de “privatização” do Bilhete Único avança em São Paulo
Plano de “privatização” do Bilhete Único avança em São Paulo
12:25
No comments
Related Posts:
Inscrições para aluno aprendiz da CPTM terminam nesta sexta-feira Foto Reprodução CPTM A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas) recebe inscrições para o consurso público de aluno aprendiz até esta sexta-feira (31). Ao todo, são 80 oportunidades: 32 para o curso de aprendiza… Read More
Passageiros relatam fogo em vagão da Linha 12 – Safira; CPTM nega princípio de incêndio Usuários andando na via na linha 12-Safira (Foto: Janine) Um princípio de incêndio assustou os passageiros na Linha 12 – Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã desta terça-feira (28). A fal… Read More
Tribunal de Justiça mantém decisão de condenar a CPTM a indenizar passageira que sofreu acidente Trem série 4400 (Foto: Rodrigo Thauam) O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a decisão de condenar a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a indenizar por danos morais uma passageira que sofreu um… Read More
Acidente dentro de estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos gera dever de indenizar Imagem Ilustrativa trem série 2000 (Foto: Rodrigo Thauam) A 15ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença, proferida pela juíza Cláudia Longobardi Campana, da 8ª Vara Cível de Santo… Read More
Tribunal vê contradição da CPTM e cobra explicações sobre atraso em PPP da Linha 8 Trem série 8000 que circula na linha 8-Diamante (Foto: Noticiando) O conselheiro Antonio Roque Citadini, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, cobrou da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos explicações sob… Read More
0 comentários:
Postar um comentário