sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Estação Engenheiro Goulart da CPTM é reinaugurada nesta sexta-feira (04/08)

Foto: Diego Henrique | A Estação da Linha 12-Safira receberá também operação da Linha 13-Jade, ligando a capital paulista com o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) reinaugura hoje (04/08) a Estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira. Esta estação havia sido fechada para reformas e reabre com novo espaço, triplicando sua antiga área, que era de 500 metros para 1,5 mil m². 

Além de ter sua área ampliada, a Estação Engenheiro Goulart tem agora 16 catracas e acessibilidade nas plataformas. Outro benefício agregado é instalação de um bicicletário com 152 vagas.

Com previsão para 2018, a estação receberá também a operação da Linha 13-Jade, fazendo a ligação com o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Foto: Diego Henrique| Estação Engenheiro Goulart na Linha 12-Safira
Foto: Diego Henrique| Estação Engenheiro Goulart na Linha 12-Safira
Foto: Diego Henrique| Estação Engenheiro Goulart na Linha 12-Safira
LINHA 13-JADE:

A nova linha que terá ligação da capital paulista até o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, estava prometida para se entregue antes da Copa do Mundo, em 2014. Com 12,2 quilômetros de extensão (4,3 km em superfície e 7,9 km em elevado), a linha 13 - Jade, que fará conexão com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) na Estação Engenheiro Goulart, na zona leste da capital, já sofreu três prorrogações.

Em março de 2016 o governo anunciou que a conclusão da obra ficaria para 2019, além de informar que o custo teria acréscimo de R$ 101 milhões. 

As mudanças no cronograma das obras aconteceram, dentre outros motivos, pela demora na obtenção das licenças ambientais, além do maior prazo que o estimado anteriormente para aprovação do projeto de transposição das rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. De quebra, a CPTM teve de realizar o ajuste geométrico do traçado da linha, em função de projetos como o da ampliação do campus da USP Leste.

O governador Alckmin vem prometendo só finalizar a obra até março de 2018. Há alguns meses Alckmin também afirmou que o governo do estado estava analisando a concessão à iniciativa privada da operação da Linha 13-Jade.

Com a reinauguração da estação Engenheiro Goulart, vale lembrar que a CPTM já anunciou em junho: a ligação por trens com o Aeroporto de Cumbica poderá ter um sistema de despacho de bagagens, o que facilitará o embarque de passageiros. O despacho das malas poderá ser feito ainda na estação de trem, antes do passageiro acessar os terminais aéreos.

0 comentários:

Postar um comentário