quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Na Semana do Aleitamento Materno, conheça funcionárias que têm carga horária menor para amamentar

 A CPTM concede o benefício até o bebê completar um ano


Um dos vínculos mais fortes é entre mãe e filho. A relação de amor construída durante a gestação se perpetua após o nascimento e durante a amamentação.  Mas, e quando a licença-maternidade acaba e a mamãe tem que se afastar do filho por horas?

Pensando na adaptação da funcionária e nos benefícios oferecidos ao bebê durante a amamentação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) oferece às empregadas um benefício, estabelecido em Acordo Coletivo, que reduz a carga horária das mães que amamentam em duas horas por dia até os bebês completarem o primeiro ano de vida.

O aleitamento materno é um dos responsáveis pela diminuição de 80% dos casos de mortalidade de crianças com até cinco anos e, para alertar as famílias sobre a sua importância, foi criada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que, neste ano, acontece entre os dias 1 e 8 de agosto. 

A agente de serviços operacionais Adriana Sales da Silva, 35 anos, é funcionária da Companhia desde 2010 e usufrui do benefício para amamentar o filho, André Túlio, de oito meses. “Ter esse tempinho a mais com meu filho é importantíssimo e impacta de forma positiva na minha vida e na do André”, afirma.

Heloísa Akemi, filha da analista de administração e gestão Diana dos Reis Ribeiro, 34, também se beneficia com a redução de horário da mãe. “Facilitou o meu retorno ao trabalho, não precisei ficar muitas horas longe dela e ela foi se adaptando à minha rotina”. A menina de 10 meses costuma mamar no período da manhã, antes de Diana ir para o trabalho, e no período da tarde, quando a mãe retorna.

Nathalia Moraes de Souza, 29, trabalha há sete anos na CPTM e é encarregada na Estação Suzano, na Linha 11-Coral. Ela diz que percebeu as vantagens da amamentação na vida da pequena Rebecca Souza, de 11 meses. “Até os sete meses, ela não teve nenhum problema de saúde. Por isso, pretendo amamentá-la até os dois anos de idade, seguindo as orientações médicas ”, diz, se referindo à recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de aleitamento exclusivo até os seis meses e, como complementação da alimentação, por até dois anos ou mais.

Para Nathalia, a redução na carga horária vai muito além dos instantes de amamentação. “Ela fica feliz quando chego e não é porque está com fome, mas com saudade”.

Valorização da mulher no ambiente de trabalho

Quando a CPTM foi criada, em 1992, o benefício para mães que amamentam foi incorporado. Desde então, 588 empregadas foram beneficiadas. E, como nas demais empresas vinculadas ao governo do Estado de São Paulo, a licença-maternidade é de 180 dias desde que a Lei 11.770 foi sancionada em 9 de setembro de 2008.

Viviann Pinfari, chefe do DRHO (Departamento de Saúde Ocupacional Integral), ressalta que o estímulo da empresa à amamentação é uma das formas de trazer qualidade de vida para as funcionárias, além dos benefícios à saúde das crianças. “O benefício também é importante para ajudar essas mulheres a fazer uma transição mais tranquila no momento de retomada das atividades profissionais já que a chegada de um bebê exige a criação de uma nova rotina”.

O Brasil é referência mundial em aleitamento materno. No país, cerca de 41% das mães amamentam seus filhos até os seis meses de vida, quase o dobro de países como Estados Unidos, China e Reino Unido.

Conheça algumas razões indiscutíveis para não abrir mão da possibilidade de oferecer o leite materno:

Vantagens para a mãe

•             As mães que amamentam sentem frequentemente mais autoconfiança e melhor adaptação aos seus bebés;

•             Dar o peito ajuda a mulher a recuperar a silhueta normal, pois consome até 800 calorias por dia (mas dá uma fome...);

•             O leite materno está sempre disponível e poupa tempo e dinheiro;

•             Não desperdiça recursos naturais e está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer);

•             Os bebés amamentados são mais saudáveis, o que reduz o absentismo das mães no local de trabalho;

•             Amamentar atrasa o regresso da fertilidade;

•             Amamentar reduz as hemorragias pós-parto e o risco de anemia;

•             A amamentação tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário e contra a osteoporose;

•             A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para quem teve diabetes gestacional;

•             Protege contra doenças cardiovasculares: pesquisa com 140 mil mulheres no período pós-menopausa (média de 63 anos), indicou que as que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer com essas doenças, se comparado com aquelas que nunca amamentaram.


Benefícios para o bebê.  


•             O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade;

•             Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês;

•             Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten;

•             Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos;

•             Previne a anemia;

•             A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê;

•             Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida;

•             Bebês que mamam exclusivamente no peito até os seis meses têm menos risco de desenvolver asma e artrite reumatoide e recebem uma proteína que combate vírus e bactérias do trato gastrointestinal;

•             O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.


0 comentários:

Postar um comentário