quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

História do trens da CPTM - Série 1400

Dando continuidade a história dos trens da CPTM, nesta semana, iremos contar sobre o Budd/Mafersa série 1400.

   A extinta RFFSA realizou encomenda de 18 trens junto à Budd . Em parceria com a paulistana Mafersa, a americana Budd realizou a fabricação das unidades, ficando sob responsabilidade da Mafersa, construir e realizar os primeiros testes.
As primeiras composições entraram em serviço entre 1976 e 1977, prontos para atenderem inicialmente a zona leste de São Paulo. Tais trens também circularam na região do ABC e na zona norte da cidade, chegando até Francisco Morato, em viagens ocasionais.


 Antigo 401 na CBTU na Barra Funda, créditos ao autor.


Com a chegada da CPTM, no início dos anos 1990, os trens restantes dessa frota ainda operavam em situações precárias.
Em 1998, os trens da série 1400 (renomeados pela CPTM) seguiram para revisão geral, realizada pela GEVISA. Com isso, componentes e estrutura foram avaliados e reparados. O trem, após tanto descaso, ganhava novos sistemas, mais atuais e seguros, sendo devolvido para operação nos princípios de 1999.

 Assim ficou o série 1400 depois de sua revisão em 1998 realizada pela Gevisa, esta unidade da foto (1403-1404) atualmente esta baixada.

Circulando até meados de 2005, com todo o sistema da revisão geral de 1998, a frota foi se desfazendo ao passar dos anos.
 Em 2006, iniciando um programa de recuperação das frotas da zona leste, a CPTM enviou algumas unidades para revisão geral e modernização. Em 2006, a primeira unidade (1401/1402) retornou, com mudanças no salão e na cabine e nos freios.

Unidade 1401-1402 depois de sua revisão geral em 2006, ganhando a pintura padrão da CPTM na época, azul, trem que possivelmente ano que vem será baixado, com a chegada de novos trens.

a CPTM solicitou a IESA que modificasse a máscara facial do trem, deixando ele com uma nova aparência, a série 1400 fase 2.
Série 1400 fase 2 (1409-1412) com a mascara modificada, tendo a porta no meio da mascara removida, e no lugar sendo adicionada uma terceira janela.


Atualmente, estão operantes apenas duas unidades da série, 1401-1402 e 1409-1412, ambos da linha 12 safira, 1403-1404 e 1405-1414 que eram da extensão da linha 7 rubi, estão encostados, e é bem possível que até ano que vem essas duas únicas unidades restantes, saiam de circulação.

Semana que vem iremos contar a história de mais um Budd/Mafersa, o série 1600.

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