terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Noticiando Retrô - CAF SÉRIE 8500-CPTM

O novo trem da CPTM, série 8500 da fabricante CAF, sem dúvidas é a maior novidade no ramo ferroviário de transportes de passageiros do Estado de São Paulo, e o mais moderno do país. Este trem faz parte de um lote de 65 trens adquiridos em licitação realizada em 2014, este lote foi dividido entre duas montadoras, sendo 35 trens série 8500 produzidos pela Espanhola CAF e 30 trens da série 9500 pela Coreana Hyundai Rotém. Mostramos a vocês em meados de junho e julho que esta série possui: 1-Câmeras externas nos vagões que substituem os espelhos retrovisores, dando ao condutor, uma visão privilegiada da plataforma.

 2- Cabine: possui a biometria para condutores, diversos monitores que dão acesso às câmeras do salão e plataforma. Outra novidade são as câmeras nos pantógrafos.

 3- Salão: Demarcação no piso para deficientes;Ar condicionado;Telas de comunicação;Gangway (passagem livre entre os carros). Estávamos lá durante a entrega deste trem na estação Luz com a presença do governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmim.

Muitos o criticam por ter menos bancos, mas isto faz parte do novo padrão que a companhia paulistana adotou para os seus novos trens. Com o conceito de poder transportar mais pessoas em menos tempo.

 Atualmente está composição presta serviços nas Linhas 7-Rubi e 11-Coral. Na última semana, esta série fez alguns testes na Linha 10-Turquesa, mas não há informações oficiais da CPTM de que está série prestará serviços nesta região.
Aguardem em breve voltamos com mais um capítulo da nossa RETROSPECTIVA NOTICIANDO. Com os assuntos e acontecimentos mais importantes de 2016.

E em 2017 conte conosco! Estamos preparando conteúdos exclusivos especialmente pra você.


Texto: Mario Lucas Musial

0 comentários:

Postar um comentário