quinta-feira, 30 de março de 2017

Rede Noticiando completa 5 anos

Logo marcas Perfis Noticiando

Há 5 anos um jovem de 16 anos acompanhando as informações do transporte pelo Twitter, aconselhado por seu tio resolve criar um perfil com intuito de ajudar a outras pessoas, o foco? Informações sobre o transporte ferroviário, então nasce o CPTM Noticiando no Twitter @cptmnoticiando.

Com informações precisas da circulação dos trens, funcionamento das estações, falhas e denúncias o perfil foi caindo no gosto dos usuários levando a um crescimento rápido, em menos de 6 meses já tinha quase mil seguidores, na época poucas pessoas utilizavam a ferramenta Twitter e os perfis denominados ''oficiais'' caminhavam para de fato entrar no ar. Infelizmente por motivo de problemas de saúde, do então criador do perfil, o mesmo ficou parado cerca de 18 meses, retornando suas atividades com um novo modelo e conceito de gestão: O jornalismo independente!

Neste novo modelo, juntou a ideia de um novo membro que se tornaria peça fundamental do perfil, Eduardo Paulino da Silva (que posteriormente criou o Site Mobilidade Sampa). Eduardo trouxe inovações ao perfil, trazendo notícias, curiosidades e divulgando eventos que então acontecia nas dependência da companhias (Metrô e CPTM) que administram os trens em São Paulo e região metropolitana. Vendo a necessidade de migrar para outras plataformas e falar de forma mais abrangente, o então criador dos perfis Noticiando Igor Roberto criou os perfis Metrô SP NoticiandoSPTrans Noticiando e EMTU Noticiando no Twitter, com o intuito de levar a um público ainda maior, informações relevantes sobre cada modalidade de transporte. Nesse intervalo de tempo foram criadas as páginas CPTM Noticiando e Metrô SP Noticiando no Facebook.

Em 2015 após uma conversa entre Igor Roberto e Eduardo Paulino, chega a decisão de trazer um novo membro, já sendo observado de perto por Eduardo. Anderson Dantas chega aos perfis Noticiando após convite com a missão de erguer um dos canais mais complexos na época dos perfis Noticiando. O Metrô SP Noticiando!

Anderson foi responsável pela primeira transmissão Ao Vivo no Facebook feita por perfis colaborativos e/ou mídia independente, inovando o conceito dos perfis, trazendo mais informações aos canais Noticiando e responsável por cobrir in loco assembleias para decisão sobre greves das companhias, entrega de novos trens e uma entrevista exclusiva com o governador Geraldo Alckmin.

A então administração dos perfis Noticiando, decide que é hora de expandir ''o mundo da informação'' e decide montar um grupo para trocar informações com outros usuários para que eles pudessem acompanhar toda a realização do trabalho, neste modelo outros colaboradores foram chegando e o primordial era concretizado, a informação de usuário para usuário ganhava força.

Após uma mega falha (uma das) na Linha 7-Rubi, chega ao Noticiando, após convite de Anderson Dantas, Rodrigo Thauam, um garoto de poucas palavras mas com grande sabedoria e conhecimento do sistema metroferroviário, ganhando a responsabilidade de erguer um dos canais mais complexos do Noticiando: o Instagram. Em pouco tempo sob sua administração, o perfil cresceu de forma exorbitante, sendo hoje um dos perfis mais requisitados, Rodrigo é também responsável por atuar diretamente no canal do Youtube do CPTM Noticiando, levando vídeo exclusivos. Após conversa com Igor Roberto, os dois decidiram alavancar os blogs CPTM Noticiando e Metrô SP Noticiando, onde Rodrigo é responsável por trazer as história das frotas, estações e outras curiosidades do mundo metroferroviário.

Em abril de 2016, após briga de torcedores do Palmeiras e Corinthians na Estação Brás da linha 3-Vermelha, um usuário envia fotos ao Metrô SP Noticiando e passa a reportar tudo que estava acontecendo no momento, Anderson Dantas entusiasmado com o perfil do usuário que reportava tudo de forma objetiva e assertiva, convida o mesmo que é integrado ao grupo de usuários, onde pouco a pouco ganha seu espaço. Mario Lucas se torna uma das peças fundamentais do então jornalismo independente que os perfis Noticiando estavam emplacando e desde então muitos trabalhos começaram a surgir com a assinatura deste administrador. 

Mario foi responsável por uma das homenagens mais visualizadas e compartilhadas da história dos perfis Noticiando, homenageando um funcionário do Metrô de São Paulo, que inclusive foi tema de reportagem em jornais e se tornou nome de um projeto do Noticiando, o "Projeto Conrado". Responsável por trazer informações da linha 10-Turquesa, denúncias, cobrando manutenções em trens e estações, Mario também foi um dos pioneiros do Ao Vivo dos perfis Noticiando, cobrindo in loco falhas, movimentação de usuários, realizando reportagens e trazendo informações da circulação de trens, hoje Mario Lucas é responsável diretamente pelo perfil da linha 10-Turquesa no Twitter, do qual realiza transmissões ao vivo, traz denúncias e é o porta voz da linha 10-Turquesa, colaborador do Instagram e sempre inovando com ideias, sendo peça fundamental da liderança de todos os canais Noticiando.

Os perfis Noticiando contam com mais dois criadores de conteúdos (CDCs), Dayane Priscila, responsável por trazer alguns dos projetos de resgate a cultura que os perfis Noticiando fazem e sendo administradora líder do perfil da linha 7-Rubi  no Twitter e Willian Venâncio do qual traz seu jeito gestão de alinhamento para ajudar sempre que necessário na organização de todos os canais, o mesmo já foi administrador direto dos perfis Noticiando, onde permanece com sua cadeira cativa lá, por opção desejou ser ''retaguarda'' do Noticiando, sendo hoje administrador do perfil da linha 12- Safira no Twitter.

A equipe ainda conta com cerca de 30 colaboradores, que trazem informações do dia a dia nas estações e trens, denúncias, curiosidades e ajuda no auxílio aos demais usuários, todos de forma integrada pensando no coletivo, ajudando a si mesmo e ajudando os demais usuários. 

Hoje os perfis Noticiando tem sob administração 5 pessoas, com liderança de Igor Roberto, o corpo fixo de administradores são: Anderson Dantas, Eduardo Paulino, Mario Lucas e Rodrigo Thauam, contam com o apoio de co-administradores de perfis no Twitter: Aline Kelly, Dayane Priscila, Roberto Pedro, Leandro Freitas, Willian Venâncio e Willyara Amorim.

Levando informações para mais de 57 mil pessoas em seus canais chamados de casa (perfis que terminam com Noticiando), com seu tradicional bordão #InformaçãoVerdade e levando a todos com seu slogan "A notícia na palma da sua mão".

A administração dos perfis Noticiando agradece a todos por essa companhia e confiança ao longo destes 5 anos, e que possamos estar juntos por muitos e muitos anos, trazendo tudo que for relevante de informações sobre o transporte público de São Paulo, essa é a Rede Noticiando de Perfis!

0 comentários:

Postar um comentário