sexta-feira, 1 de julho de 2016

São Caetano e Tamanduateí

Boa tarde amigos e seguidores do CPTM NOTICIANDO.
Continuando nossa viagem nas estações, hoje desembarcamos em São Caetano e Tamanduateí.

São Caetano: A estação de São Caetano foi aberta em 1883. "A estação foi construída no Núcleo Colonial de São Caetano, que é de 1877, no lote do colono Luigi Baraldi, no ponto de cruzamento de um antiqüíssimo caminho do mar. Não existia vila no local no século XVIII. O Núcleo Colonial foi estabelecido pelo Império, para acolher imigrantes italianos, pequenos proprietários, que inicialmente se dedicaram à produção de uva e batatas e à produção do vinho da marca "São Caetano". O Núcleo Colonial foi criado em terras da antiga Fazenda de São Caetano do Tijucuçu, dos monges de São Bento, fundada no século XVII e ativa até a desapropriação, em 1877. Com a criação do Núcleo, foi criado, também, seu centro urbano, ao redor da antiga Capela de São Caetano (uma capela do século XVIII). O centro urbano ficava a algumas quadras da Capela. Há uma fotografia da passagem de nível, da cabina e da porteira de São Caetano, em 1911, que foi capa de um dos meus livros. Por ela se vê que a estação estava no meio de uma localidade rural. Há duas referências literárias à ferrovia e a essa localidade: de Júlio Ribeiro, no romance "A Carne", de 1888; de Zélia Gattai (que tinha família em São Caetano), em "Anarquistas Graças a Deus". A estação de São Caetano foi tomada pelo Exército na Revolução de 1924 e numa casa em frente foi estabelecido o estado-maior das tropas legalistas. A estação do Ipiranga estava no território rebelde e foi nas suas proximidades que se travou o primeiro combate" (Prof. José de Souza Martins, 09/2005). Não muito longe da estação, antes de Utinga, existia o desvio da fábrica da General Motors. Em 20 de dezembro de 1973, foi inaugurado o prédio novo da estação. O antigo prédio da estação, com arquitetura tipicamente inglesa e estilo vitoriano, foi demolido. Desde 1992, atende aos trens metropolitanos da CPTM.



Tamanduateí: A estação original de Tamanduateí situava-se na rua João Teodoro, próximo ao Convento da Luz. Em 1902, atendendo aos apelos da população, que achava o ponto de saída do trem para a Cantareira muito longe da cidade (lembrar que a cidade de São Paulo era muito menor na época), foi então construída uma stação junto ao mercado da época, às margens do rio Tamanduateí, na Várzea do Carmo (atual Parque Dom Pedro II). Ela tinha uma ligação por trilhos com a estação do Pari, da SPR, ramal utilizado para o transporte de materiais para o reservatório da Cantareira, no Tremembé, ponto final da linha. Em 25/12/1918, a estação foi substituída por outra, com o mesmo nome, no cruzamento da rua da Cantareira com a rua João Teodoro, retornando assim a estação para próximo do seu local original, agora no início da atual avenida Cruzeiro do Sul.
Em 1947-conhecida como Parada Vemag/Studebaker, foi uma estação ferroviária no bairro de Vila Carioca, subdistrito de São Paulo, que pertencia à Linha 10 da CPTM. Ela foi inaugurada em 25 de outubro de 1947 pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e desativada em 21 de setembro de 2010 pela CPTM, sendo substituída pela atual Estação Tamanduateí.
Em 2010 a nova estação foi entregue pertencente à Linha 10 da CPTM e integrada à estação da Linha 2 do Metrô de São Paulo. Fica localizada na divisa entre os distritos de Ipiranga e Vila Prudente em São Paulo. Atualmente é uma das principais e mais movimentadas estações da Linha 10- Turquesa.

Na próxima semana, desembarcamos nas estações Ipiranga e Mooca.

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