quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

História dos trens - Série 2070

Bom  dia/tarde/noite leitores do blog, hoje dando continuidade a história dos trens, já contamos da série 1100, 1400, 1600, 1700 e 2000, agora vamos contar sobre a série 2070, ou 2000 fase 2.

Quando a CPTM tinha comprado os série 2000, tinha uma cláusula no contrato que já mostrava um aditivo para mais trens da mesma ou outra série, sendo 12 unidades de 4 carros, eles foram encomendados e chegaram na CPTM em 2008, de primeira começou a operação na Linha 9 esmeralda, dando uma ajuda a série 2100 e 3000 que na época alguns 2100 circulava na L9.

Os novos trens da série 2070 apresentaram diversos problemas nos princípios da operação.
Em 2009,a primeira unidade do 2070 (2071-2072) que tinha menos de 1 ano de uso, ganhou uma reforma, e ganhou o padrão vermelho da CPTM, essa foi a primeira frota da CPTM a receber o novo padrão.

Unidade 2070 no padrão vermelho, todas estão recebendo esse novo padrão.

Com a chegada de mais trens para a linha 9 (séries 7000 e 7500), algumas unidades das séries 2070  foram emprestadas para a Linha 8-Diamante, que estava com uma necessidade enorme de trens, devido às falhas nos trens da série 5000. Não duraram muito na Linha 8, retornando para fazer o serviço na Linha 9. Atualmente, os 6 trens dessa série (considerando que estão circulando em unidades de oito carros, ou seja, dois trens de quatro carros), estão em operação, mas uma ou duas unidades estão fora de serviço, atualmente estão operando na Linha 12 Safira, que liga Brás a Calmon Viana.

Ficha técnica:
Fabricante: Alstom/Bombardier/CAF

Ano de inicio de operação: 2008

Total construidos: 6 de 8 carros

Em operação: 5 de 8 carros

Capacidade: 962 passageiros

Linha de operação: 12 safira

Comprimento Total: 168,4 metros

Comprimento do veículo: 21,5 metros (carro motor) / 20.6 metros (carro reboque)

Portas: 8 por carro (4 de cada lado)

Velocidade máxima: 120km/h

Peso: 355,6 toneladas

Potência 2 685 kw

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