sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mauá e Prefeito C.D.Santo André


Mauá e Santo André
Dando continuidade à nossa viagem no tempo.
Hoje desembarcamos em duas importantes estações da região metropolitana.
As estações Mauá e Santo André, localizadas no Grande ABC Paulista.




Mauá: A estação original, que tinha o nome de Pilar, inaugurada em 1883, era toda de madeira e ficava onde hoje estão as cancelas no local. O primeiro agente da estação se chamava.
Mais tarde, foi construído um prédio em alvenaria. A cidade cresceu em volta da estação, que em 1926 passou a se chamar Mauá. Em 1953 Mauá tornou-se município.
27/03/1978, foi entregue uma nova estação, com a presença do Ministro dos Transportes, Dirceu de Araújo Nogueira. Ela se localiza próxima da antiga, sendo que uma das plataformas - a central - foi conservada da velha estação.
Em 1994, passou a ser administrada pela CPTM, criada nesse ano para controlar os trens metropolitanos da Grande São Paulo.




Santo André: Inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A construção da estação foi basicamente o início da colonização do atual município de Santo André. Tinha o nome de São Bernardo, pois era um local desabitado, sendo a estação mais próxima do centro da freguesia de São Bernardo, na época, pertencente ao município de São Paulo.
Aos poucos foi-se formando o núcleo em volta da estação. O distrito, já com o nome de Santo André, foi criado em 1910, e em 1938 foi elevado a município.
A estação, no entanto, continuou com o nome de São Bernardo até 1934.
Entre 1921 (ou 1926?) e 1932, funcionou ali a E. F. São Bernardo, com uma linha de bondes que levava o centro de São Bernardo até a estação, Aos poucos, a estação foi sendo transformada cada vez mais em estação de trens metropolitanos, com o crescimento da área metropolitana de São Paulo.
era toda de ferro, com muitos elementos decorativos e pintada de zarcão bem escuro. No topo existia um arco com uma lâmpada incandescente comum, de luz amarelada, que iluminava mais ou menos o caminho. Em Santo André, até o início dos anos setenta, garoava e nublava bastante. Por isso, no início da noite e no topo daquela passarela, observando o movimento da estação naquele clima úmido, eu me sentia em Londres ou em qualquer outra cidade da Inglaterra.
Em 1977, a estação velha foi demolida. Em 6/3/1979, foi inaugurada a estação nova.
Em 1994, a estação passou a atender os trens da CPTM.


0 comentários:

Postar um comentário